Olá! Sejam todos bem vindos à primeira resenha deste blog!
Para inaugurar com o pé direito, escolhi resenhar essa obra magnífica que é Heaven Official’s Blessing, ou Tian Guan Ci Fu (天官赐福).
Fonte: /https://heaven-officials-blessing.fandom.com/wiki/Donghua/
Atualmente no Brasil, a novel só está disponível online. A história conta com cinco enormes livros, possuindo um total de 244 capítulos e mais 8 capítulos extras. Foi escrito em 2017, pela autora Mo Xiang Tong Xiu, popularmente conhecida apenas por MXTX. São livros chineses, com temáticas como Boys Love, ação, comédia, romance, sobrenatural, mistério, histórico e drama.
Agora, vamos à parte que realmente interessa! A história gira em torno de Xie Lian, o príncipe herdeiro do reino de XianLe. Logo no início, podemos perceber que essa história não é simples e fofa, uma vez que já começa sendo uma desgraça! Xie Lian é um Deus, mas já foi banido dos céus diversas vezes e é justamente a partir da sua terceira ascensão que o desenrolar da história começa. No decorrer da trama, são apresentados diversos outros personagens, alguns com grande importância para o desenvolvimento do enredo, outros nem tanto. Por exemplo, o maravilhoso Chuva de Sangue Atingindo uma Flor, Hua Cheng. Hua Cheng é indescritível, fala sério. Ele não é nada mais, nada menos que um dos Reis Fantasmas e é completamente apaixonado pelo Xie Lian! Foda, né?!
"Corpo no abismo, coração no paraíso" - Xie Lian
Os livros são divididos entre presente e passado, e seguindo a ordem temos: 1º livro no presente, 2º no passado, 3º no presente, 4º no passado e 5º no presente de novo. Os livros que passam-se no passado narram sobre (obviamente) o passado do nosso protagonista, contando todas as coisas que aconteceram, desde as coisas que o levaram à sua glória, como à sua ruína. Eu estou avisando, ao ler essa novel é importante preparar os lenços porque este não é um conto de fadas feliz!
No começo da leitura, achei bem complicado. Por ser uma obra chinesa, a escrita e a narrativa são bem diferentes das que eu estava acostumada. Sem contar que os nomes são bem diferentes e existem muitooos personagens, cada um com pelo menos dois "nomes" diferentes (por exemplo, o Xie Lian pode ser chamado de "Sua Majestade Real, o Príncipe Herdeiro" e também de "Deus marcial da Coroa de Flores"). Maas, com o tempo fui me acostumando! No geral, a narração é bem leve, não tem muita descrição, mas ainda sim é possível imaginarmos perfeitamente bem o cenário e os personagens. Além disso, acho importante ressaltar que esta é uma história que pode possuir muitos gatilhos para as pessoas, como mutilação, sangue, gore, suicídio, assassinato, entre outros. Ou seja, apesar de ter muitas cenas engraçadas e um romance de tirar o fôlego, também é uma narrativa bastante pesada.
Um personagem que me cativou muito foi o Mestre do Vento Shi Qing Xuan, amigo do Xie. Ele é como uma florzinha, levando alegria em todo lugar que vai. Mesmo nos momentos de maior dificuldade, Qing Xuan mantém seu otimismo e está sempre disposto a ajudar no que é preciso.
Mu Qing e Feng Xin, antigos amigos do Xie Lian (o trio de XianLe) também roubaram meu coração. É um pouco chato a maneira que esses dois vivem brigando o tempo todo, isso me fez até criar teorias de que no fundo eles são apaixonados, uma coisa bem enemies to lovers.
Não posso deixar de falar também do Fantasma Verde Qi Rong! Ele é, sem dúvida, o personagem mais marcante e excêntrico. Com ele, eu tenho uma relação de amor e ódio, mas não vou explicar o porquê por motivos de spoiler, hehehe.
Eu queria muito que a autora tivesse dado um pouco mais de foco na história de Bai Wuxiang, que é um personagem indispensável para toda a narrativa e nosso "vilão". Digo vilão entre aspas porque não acredito que existam vilões nessa história, mas sim personagens que erram, que são falhos. Eu particularmente gosto dele, é um personagem muito bem construído, mas senti falta de uma explicação mais detalhada sobre o seu final.
Uma coisa que me decepcionou muito, é que a autora deixa a desejar com certas situações e personagens. Poxa, eu queria saber o que aconteceu com fulano! Queria saber porque ciclano fez o que fez, o que o levou a ser assim? Acho que, por existirem personagens demais, a autora não conseguiu dar a cada um a atenção que merecia. É claro, a maioria não era protagonista, mas mesmo assim tiveram fundamental importância pro desenvolvimento de toda a trama. O final também me deixou triste... parece que tudo aconteceu rápido demais, não teve um bom desfecho e ficou um pouco sem sentido, mesmo sendo um dos pontos mais importantes da história!
Mas, em contrapartida, o que eu mais gostei nessa história, foi a quebra do ideal de perfeição. Os personagens dessa novel são gente como a gente! Acho que traz uma lição muito profunda de que ninguém é 100% bom o tempo todo, assim como ninguém é 100% ruim. Se até mesmo os deuses e reis fantasmas erram, quem somos nós para buscarmos uma perfeição que nem sequer existe?
Minha nota geral para essa obra de arte maravilhosa é 10! Como mencionei antes, existem alguns pontos que eu considero negativos, mas isso não diminui a qualidade dos livros, nem mesmo o meu amor pela história.
Se sentiram interessados? Leiam TGCF! Vocês não irão se arrepender, eu tenho certeza disso! Mas, mais uma vez, ressalto a importância de pesquisarem sobre os possíveis gatilhos que a história pode ter! Não leia se for menor de idade, respeite a classificação indicativa dos livros. =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário